O autor desta colecção, ao aceitar o desafio de Anastasia deixa de ser apenas um empresário. Ele próprio refere que não é escritor mas não se deixa intimidar pelas suas limitações. Pelo contrário, Vladimir, demonstra ao longo dos livros estar disposto a confirmar no mundo as informações de Anastasia. Ele próprio se torna impulsionador das mudanças e é confrontado com dificuldades inesperadas que o levam por caminhos que ele terá de repensar. Contudo, e mesmo nas situações mais difíceis, Vladimir, mantém um espírito crítico lúcido. As suas reflexões poderiam ser as reflexões de qualquer um de nós.
As reações aos livros são antagónicas, se leva uns para um movimento de redescoberta das suas capacidades criativas com o que os rodeia, também parece ser verdade que as mesmas informações incomodam sectores mais dogmáticos e instalados. O próprio Vladimir vê a sua vida em perigo devido a estas reações menos amigáveis.
Já publicados em mais de 20 línguas. Vladimir Megre foi premiado recentemente pelo Gusi Peace Prize International 2011 cuja cerimónia decorreu entre os dias 21 e 26 de Novembro, 2011, em Manila, nas Filipinas.